18.01.11
O reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Nonato Vilarins, recebeu na tarde desta segunda-feira (17), a visita da Primeira Dama e secretária de Promoção Humana e Desenvolvimento Social, Shéridan de Anchieta. O propósito da visita é fortalecer a parceria entre a instituição e o governo do Estado, como forma de implementar políticas públicas. Vilarins apresentou toda estrutura organizacional da UERR, que foi criada há cinco anos.
18.01.11
O reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Nonato Vilarins, recebeu na tarde desta segunda-feira (17), a visita da Primeira Dama e secretária de Promoção Humana e Desenvolvimento Social, Shéridan de Anchieta.
O propósito da visita é fortalecer a parceria entre a instituição e o governo do Estado, como forma de implementar políticas públicas. Vilarins apresentou toda estrutura organizacional da UERR, que foi criada há cinco anos.
“Nossa meta é tornar a UERR referência em ensino, pesquisa e extensão, firmando-se como instituição de educação superior capaz de contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado de Roraima”, disse Vilarins.
Por ser uma instituição que tem como tripé da sua existência o ensino, a pesquisa e a extensão, uma das metas para os próximos dez anos é possibilitar a formação de mil mestres e doutores no Estado, ofertando cursos próprios através de parcerias com outras universidades.
Shéridan de Anchieta disse que o trabalho desenvolvido pela UERR vem ao encontro com o que vem executando como Primeira Dama. “Tudo que vem a somar e complementar as ações de desenvolvimento social, a Secretaria de Promoção Humana está a disposição e de portas abertas”, afirmou.
Hospital Universitário
O reitor da UERR apresentou a proposta da criação do curso de Medicina para os próximos anos. Com a construção do Hospital no bairro Pintolândia, a unidade serviria como hospital universitário. “É um projeto ousado e indispensável”, descreveu Shéridan.
Educação Básica
Vilarins destacou que outro grande desafio em sua gestão é o fortalecimento da Educação Básica. “Entendemos que só poderemos ter uma universidade forte se tivermos uma Educação Básica. Por isso, nossa meta até 2013 é implantarmos três cursos de mestrado e três cursos de doutorado”, destacou o reitor.
Cursos
A partir de 2012, prazo estabelecido pela Lei Complementar nº 91/05 para sua total implantação, a UERR adotará nova política para oferta de cursos nas suas unidades, cursos esses que venham fomentar o desenvolvimento dos municípios, procurando identificar suas ofertas com os arranjos produtivos locais, assim como sua inserção geográfica na região de abrangência dos Campi.
Estrutura Multi Campi
Nonato Vilarins disse que até sexta-feira (21) o novo prédio da UERR no município de São João da Baliza será entregue. Outros campi estão sendo construídos: Pacaraima, Alto Alegre e Caracaraí.
Os Campi terão sede e quadro próprios tanto de pessoal técnico, quanto de docentes. A ação faz parte do Plano Estratégico de Reestruturação da Universidade.
Fotos: Jader Souza