A atividade faz parte do Ciclo de Seminários Temáticos dos cursos de licenciatura da UERR
Uma live vai discutir, na próxima quarta-feira, 12, a construção da base curricular de ensino e sua aplicação na prática em escolas da rede pública estadual de Roraima. A iniciativa é do Programa Institucional de Residência Pedagógica da UERR (Universidade Estadual de Roraima).
Com o tema “Documento Curricular de Roraima na Prática”, a atividade faz parte da programação da sétima edição do Ciclo de Seminários Temáticos, que acontecem totalmente de forma remota, por meio da plataforma de vídeos Youtube.
A programação terá início às 19h com a participação de professores orientadores que farão a apresentação dos subprojetos desenvolvidos em escolas da rede pública estadual, por meio de acadêmicos bolsistas da Universidade Estadual das áreas de Educação Física, Biologia, Química, Letras/Português, História e Geografia.
O professor Josias Ferreira, que é coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica da UERR, explicou que serão promovidos debates sobre a construção do documento curricular de Roraima e discutidas experiências práticas de sua implantação na Educação Básica, considerando, principalmente, a pandemia da Covid-19, quando as aulas ocorrem de forma remota.
O ciclo de seminários é voltado a acadêmicos de cursos de Licenciatura, tanto da Universidade Estadual quanto de outras instituições, além de outros profissionais do magistério em todos os níveis da Educação. Para ter acesso ao evento, basta acessar o link: https://www.youtube.com/
De acordo com Josias, “os Seminários Temáticos são realizados desde outubro do ano passado, diretamente com acadêmicos dos cursos de Licenciatura que já estejam cursando o 5° semestre ou que já concluíram 50% do total da carga horária do curso”.
A partir das 19h30, acontecerá a discussão sobre o “Documento Curricular de Roraima na Prática”, tema principal da live, com o assessor da Divisão de Fortalecimento do Currículo da Secretaria Estadual de Educação, professor Diego Araújo de Almeida, sob a mediação da professora Elecy Rodrigues, da UERR. Os questionamentos sobre o conteúdo serão respondidos pelo palestrante ao final da explanação.
O Programa de Residência Pedagógica é um projeto da UERR, vinculado à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e conta com 96 acadêmicos bolsistas distribuídos em cinco subprojetos nos cursos de Licenciatura em Educação Física, Biologia, Química, Letras/Português, um interdisciplinar de História e Geografia. Cinco professores participam orientando acadêmicos bolsistas em atividades desenvolvidas em 12 escolas da rede pública estadual de ensino, também sob a orientação de 12 professores preceptores bolsistas.
O programa desenvolve iniciativas em parceria com a CAPES, UERR e a Secretaria Estadual de Educação e Desporto, com direcionamento dos trabalhos realizados por todos seus participantes.
E interesante como nao tem estudantes Matematica e um exemplo que sempre estaremos a merce de ideologias muita teoria e nada na pratica, precisamos de estudantes que queiram vim para o ensino público viver realidade de sala de aula e das pessimas condiçoes estruturais do ensino publico, como sempre discussoes de Doutors de Gabinete, sera que nao tem nada errado nessas instituiçoes, na UFRR so se formou um Matemtica e so ver na relaçao de formandos a cada ano tem estatica melhor do que essa, agora me explica isso e a baixa qualidade de ensino ou e a politica reprovaçao primcipalmnete na discilpina de Calculos.