Cora Gonzalo coordena projeto de extensão que oferece cursos gratuitos de línguas adicionais para a população em geral
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Roraima (PROEC/UERR) divulgou o resultado do Prêmio Professor Extensionista da UERR 2024. A vencedora desta edição foi Cora Gonzalo, do Colegiado de Letras, com o Projeto de Extensão “Ensino de Línguas Adicionais”. A iniciativa alcançou 95,99 pontos na somatória dos critérios avaliativos. A comissão julgadora considerou as informações prestadas sobre Impacto, Relevância e Alcance dos projetos.
Os demais projetos que pontuaram na seleção foram: “O trabalho do assistente social na política de assistência social na Amazônia: a particularidade no município de Boa Vista/Roraima”, com 88,33 pontos; “Métodos e técnicas em fitossociologia”, com 71,66 pontos; e “Estatística aplicada à contabilidade: um estudo sobre o índice de endividamento e angibilidades das empresas da bolsa de valores brasileira – B3”, com 68,33 pontos.
O projeto “Ensino de Línguas Adicionais” foi cadastrado na PROEC em setembro de 2022 e suas primeiras atividades foram realizadas no semestre 2023.1, sob coordenação também das professoras Íris Anita Ramirez e Fernanda Sousa. De lá para cá, mais de 200 pessoas participaram dos cursos gratuitos de inglês, espanhol e português oferecidos à população em geral.
“Também contamos com a colaboração de outros docentes internos e externos à instituição. Sempre foi um trabalho em conjunto, desde o planejamento dos cronogramas e das atividades, passando pela discussão sobre metodologias e materiais a serem utilizados em sala, até o retorno dos alunos e os resultados”, destaca Cora.
Os cursistas recebem as ferramentas necessárias para compreensão e expressão oral e escrita dos idiomas. “Como por exemplo, a prática de situações reais de comunicação nas referidas línguas para que os alunos possam desenvolver estratégias de comunicação efetiva”, detalha a docente do curso de Letras da UERR.
Cora explica por que criou o projeto de extensão. “Roraima é um estado que faz fronteira com dois países de línguas diferentes, inglês e espanhol, e que recebe grande quantidade de migrantes cuja língua materna não é o português, por isso, precisa de ações de políticas linguísticas voltadas ao plurilinguismo”.
O Prêmio Professor Extensionista da UERR é direcionado aos docentes efetivos em pleno exercício das atividades na UERR. As inscrições em 2024 foram realizadas pela internet no período de 17 de setembro a 06 de outubro. A proposta da premiação é reconhecer os esforços dos docentes da UERR no âmbito de desenvolvimento de ações e atividades referentes aos projetos de extensão voltados à sociedade roraimense.