10.03.10
O deputado Sargento Damosiel (PRP), em discurso no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na terça-feira (2), solicitou apoio dos deputados para indicar ao Ministério da Cultura (MinC) o nome do professor doutor em Literatura, Devair Fiorotti, para compor o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).
O nome do professor foi escolhido por unanimidade pelos delegados da Região Norte para formar uma lista tríplice na Pré-Conferência Nacional de Museu e Memória, realizada no final de fevereiro na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Os nomes indicados foram enviados ao MinC que está encarregado em escolher o futuro representante para o Conselho.
“Será de grande importância para nós termos uma pessoa de Roraima como membro de um órgão tão importante para o Brasil. É a primeira vez que nosso Estado tem um forte concorrente a uma vaga no Conselho Nacional de Política Cultural. O professor Devair é um pesquisador da memória de Roraima e sem dúvidas é o melhor nome para ocupar uma cadeira no CNPC”, ressalta o parlamentar.
Na visão de Damosiel, a participação do docente como membro do Conselho será uma forma de trazer para o Estado, políticas públicas para o fortalecimento da cultura roraimense. “Estamos dando apenas o primeiro passo em uma grande campanha regional, pois precisamos levar ao conhecido do Ministério da Cultura a importância de termos Devair como nosso representante.
Para Devair Fiorotti, concorrer a uma cadeira no CNPC representa o reconhecimento de seu trabalho em favor da cultura nacional e em especial a roraimense. “É uma responsabilidade muito grande para mim, mas sinto-me preparado para compor o Conselho. Caso seja indicado pelo Ministério da Cultura vou procurar as melhores formas para fortalecer a cultura da Região Norte e vou procurar soluções para que as atividades aqui em Roraima sejam feitas com as melhores condições possíveis” enfatizou.
O professor Devair Fiorotti, 38, é natural de Capixaba, no Espírito Santo (ES), é graduado em Letras, com mestrado e doutorado em Literatura pela Universidade Brasília (UNB). Reside no Estado há 4 anos e dentro desse período elaborou dois relevantes projetos culturais: um que registra a memória dos garimpeiros na Serra do Tepequém e o outro trabalho que trata sobre as narrativas orais da Terra Indígena São Marcos. Atualmente é professor efetivo e diretor do campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR) localizada no município de Pacaraima.
O que é o CNPC?
O Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) é um órgão do Ministério da Cultura (MinC), estruturado pelo Decreto de Lei nº. 5.520, de 24 de agosto de 2005, que tem como função propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada para o desenvolvimento e fomento das atividades cultural no território nacional.
Publicado originalmente no site Roraima em Foco
Acompanhe o nosso perfil no Twitter: www.twitter.com/uerr