Graduação será oferecida no campus da instituição em Rorainópolis
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) vai ofertar o curso de Medicina Veterinária no campus da instituição que fica na cidade de Rorainópolis. O prédio da Uerr na localidade também deve ser todo reestruturado. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, 16, pelo governador Antonio Denarium, durante solenidade de colação de grau de 115 novos profissionais em Boa Vista.
O evento cumpriu todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid e foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da instituição de ensino. Ainda durante a colação, Denarium informou investimentos, já liberados, da ordem de R$ 9 milhões para a conclusão da reforma e adaptação do prédio da reitoria, situado no bairro Canarinho, em Boa Vista, e mais R$4,3 milhões para a aquisição de equipamentos que vão permitir o armazenamento de dados da instituição. “Graças a austeridade com a aplicação dos recursos públicos estamos conseguindo manter o pagamento dos servidores em dias, e liberamos o pagamento de emendas parlamentares para a compra de computadores”, afirmou. O governador também voltou a garantir a ampliação gradual na oferta de vagas para o curso de Medicina que, de acordo com ele, também receberá um reforço de investimentos.
Durante a solenidade, José Mário Marassato recebeu o diploma de bacharel em Administração e discursou em nome dos formandos, destacando a conclusão do curso por todos em meio ao período de pandemia. “Nós nos formamos em um momento que em breve estará nos livros de história. Uma herança de experiências que poderemos transmitir aos nossos filhos, aos nossos netos”, mencionou.
Ele também lembrou que foi preciso esforço e adaptação para alcançar esse objetivo. “Em tempos tão desafiadores, é impressionante ver a capacidade que nós temos de reaprender. Mudamos o jeito de estudar, mudamos o jeito de trabalhar e de nos conectar com as pessoas”, disse.
O reitor da Uerr, Regys Freitas, frisou a participação do corpo técnico e dos professores nesse processo em que, conforme ele, a instituição de ensino precisou se reinventar. “O dia de hoje deve servir para comemorar. Tivemos que nos reinventar, mas vocês foram fortes, conseguiram”, disse. Sobre os anúncios feitos pelo governador Antonio Denarium, ele ressaltou que, apenas nos últimos 90 dias, já foram autorizados mais investimentos do que a universidade teve nos últimos 16 anos de criação. “A universidade tem papel fundamental de formar profissionais para que possam gerar emprego e renda, mas é preciso ter um estado com oferta de concursos, ambiente de negócios para novos investimentos”, concluiu.