O líder Yanomami Davi Kopenawa fará hoje (18), às 15 horas, no auditório da Universidade Estadual de Roraima, uma palestra sobre cultura, xamanismo e a atual situação da Atenção à Saúde Indígena Yanomami. O evento, promovido pelo curso de Enfermagem da UERR, é voltado para acadêmicos, professores ou profissionais da área de Saúde, Antropologia e Sociologia.
A entrada é gratuita e não precisa de inscrição prévia, segundo informou o professor Bruno Miranda da Rocha, da disciplina Saúde Indígena, responsável pela palestra. Os presentes precisam assinar uma lista de frequência.
Kopenawa recebeu em 1988 o Global 500 Award, das Nações Unidas e em 89 o Right Livelihood Award, considerado o prêmio Nobel alternativo. Em 99 foi condecorado com a Ordem do Rio Branco, pela presidência da República do Brasil.
Em 2008 Davi Kopenawa recebeu uma menção honrosa especial do Prêmio Bartolomé de Las Casas, outorgada pelo governo espanhol, pela luta em defesa dos povos autóctones. Em 2010 publicou a autobiografia La chute du ciel (A queda do céu), em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert, lançada na França. O livro foi traduzido para o inglês e teve sua edição em português lançada em 2015.