Nesta quinta-feira, 15 de agosto, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) realiza a Mesa de Abertura do Programa de Formação para Integração de Alunos Migrantes nas Escolas (PROFAM). O evento ocorrerá a partir das 19 horas no Auditório Professor Amarildo Nogueira Batista, que fica no Campus Reitoria (Rua Sete de Setembro, 231, Canarinho).
O debate terá como tema “Pedagogia decolonial e pedagogia das diferenças: experiências de práticas na educação básica roraimense”. Vão compor a mesa redonda as mestrandas Juliana Lopes do Nascimento e Karla Danielle Matos Menezes King (Secretaria Estadual de Educação de Roraima).
A iniciativa do curso de Letras da UERR tem como público-alvo os professores, porém o evento é aberto a comunidade em geral. “Todos os interessados pela temática podem participar. A assinatura da frequência contará como inscrição e todos os participantes receberão certificados”, frisa a coordenadora, Profa. Dra. Nilmara Gomes.
O PROFAM oferta capacitação para professores da educação básica sobre adequação e desenvolvimento de projetos, atividades e materiais didáticos que possibilitem o acolhimento linguístico dos estudantes migrantes. No evento desta quinta, 15, as alunas da primeira turma do PROFAM (2023) irão compartilhar as experiências de ensino frutos das atividades propostas no programa.