No dia 21 de novembro, a partir das 19 horas (horário de Roraima), o curso de Geografia da Universidade Estadual de Roraima (UERR) vai realizar a Mesa Redonda Cartografia Social. O evento integra as ações do Projeto de Extensão “Comunidade Ribeirinha e Vulnerabilidades: Contribuições da Cartografia Social no Baixo Rio Branco-RR”.
O evento é direcionado aos alunos e professores do Curso de Licenciatura em Geografia (UERR), do Curso de Especialização em Geografia com Ênfase em Ensino (UERR), do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), mas o convite é aberto aos alunos e docentes das demais Instituições de Ensino Superior (IES) e ao público em geral interessado no tema.
O debate será realizado de forma virtual, pelo canal do YouTube @GeografiaUERR. As inscrições são feitas pela internet, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/PCWGX2i6Pd7Cf2Ua6. O prazo segue aberto até às 17 horas do dia 21 de novembro.
Com a proposta de destacar a importância do uso da Cartografia Social e analisar as vulnerabilidades dos territórios tradicionais ribeirinhos do Baixo Rio Branco (Roraima), a iniciativa busca gerar reflexões sobre o papel da pesquisa para o professor e a professora de Geografia, proporcionando um espaço de debate sobre as dificuldades e desafios.
Os debatedores são:
Prof Msc Gilcimar Maysonnave da Luz (O uso da Cartografia Social em territórios tradicionais amazônicos: o caso da Comunidade Ribeirinha Canauini, Baixo Rio Branco, Roraima)
Prof Msc Gean Guilherme Ferreira de Paula (Cartografia Social como ferramenta na análise dos Territórios Tradicionais: Comunidade Ribeirinha Sacaí, Baixo Rio Branco, Roraima)
Prof Dr Lucio Keury Almeida Galdino (A Cartografia Social em defesa do território tradicional ribeirinho: o caso da comunidade Vista Alegre, Baixo Rio Branco, Roraima)
A mediadora será a Dra. Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).