Atividade busca preparar pós-graduandos para organização de aulas de campo na Educação Básica
A turma do Curso de Especialização em Geografia com Ênfase em Ensino participou de uma aula de campo na região de fronteira entre a cidade brasileira de Bonfim e a cidade guianense de Lethem. A atividade faz parte da disciplina “Planejamento e Prática de Aula de Campo para o Ensino de Geografia”, ministrada pela professora Elionete Garzoni. “A disciplina tem o intuito de preparar os acadêmicos para organização, execução e avaliação das atividades de campo no escopo da Educação Básica”, explica a docente.
Alguns alunos do curso de Licenciatura em Geografia e do Mestrado Profissional em Geografia participaram da aula prática. “A turma esteve na área urbana de Bonfim, os alunos debateram sobre as características da cidade a partir de leituras prévias. Foi feita a travessia da Ponte Prefeito Olavo Brasil Filho em direção à Lethem, onde houve visitação à área urbana da cidade, com paradas para apresentação das características locais, incluindo visitação ao Centro de Informações Turísticas”, detalha Elionete.
O coordenador do curso de especialização, professor Osvair Mussato, acompanhou a turma. A visita foi guiada pela professora Pâmela Vieira, natural de Bonfim, professora da rede estadual e Mestre em Geografia pela UFRR. “Gentilmente se dispôs a acompanhar a turma para a atividade, que indubitavelmente não teria sido tão bem-sucedida não fosse sua presença e envolvimento”, frisa a docente da UERR.
De acordo com Elionete, a atividade de campo proporcionou uma aproximação com as reflexões sobre a produção do espaço urbano, ocupações irregulares, demandas de saneamento ambiental nas cidades, patrimônio histórico, questões ambientais, questões relacionadas à geografia política e geopolítica de fronteira, acordos comerciais internacionais, entre outros assuntos.
A realização da aula de campo contou com apoio da Receita Federal (Aduana), Polícia Federal (Migração) e Vice-Consulado do Brasil em Lethem (Guiana).