A partir de 2025, o Curso de Ciências da Natureza (com ênfase em Biologia, Física e Química) da Universidade Estadual de Roraima (UERR), em Rorainópolis, passará a promover no município o Seminário Integrador e Práticas Interdisciplinares de Extensão em Ciências da Natureza.
O projeto de extensão foi iniciado em novembro de 2024 e poderá ser renovado a cada dois anos, tornando-se assim, uma iniciativa contínua. A proposta é desenvolver atividades com os graduandos do curso no período de novembro de 2024 e julho de 2027, nas escolas de Rorainópolis.
As ações terão como objetivo socializar os resultados das diferentes atividades propostas no projeto, e ocorrerão no primeiro semestre de cada ano. Dessa forma, serão realizadas edições nos semestres 2026.1, 2027.1, e assim por diante. Os cronogramas serão divulgados com antecedência para a comunidade acadêmica e no site da UERR.
“O projeto visa fortalecer o conhecimento dos acadêmicos, criando uma base sólida para a sua formação e criando uma oportunidade para se envolverem com as atividades que aproximem a universidade e a comunidade escolar”, destaca a coordenadora Profa. Dra. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira.
Dentre as ideias estão: criação de Grupos de Estudo; elaboração de atividades culturais; realização de atividades voluntárias nas escolas; pesquisa qualitativa nas escolas, envolvendo os processos de ensino e de aprendizagem; estágio em pesquisa nos laboratórios da UERR; produção de material didático; introdução à Ecologia e Educação Ambiental.
Além dos acadêmicos e professores da UERR, serão beneficiados os professores da Educação Básica e do Ensino Médio, estudantes e professores do Instituto Federal de Roraima (IFRR) da região, e todos os interessados nas temáticas abordadas no Seminário. A professora Josimara conta com apoio dos professores colaboradores da UERR: Prof. Dr. André Camargo de Oliveira, Profa. Dra. Tatiane Marie Martins Gomes de Castro e Prof. Dr. Rossiter Ambrósio dos Santos.