03.07.09
Os alunos da UERR (Universidade Estadual de Roraima) que estudam no campus Pacaraima poderão estagiar em empresas ou instituições de Santa Elena de Uairén (Venezuela) a partir do próximo semestre. A medida é resultado do convênio de tutela acadêmica firmado pelos reitores da UERR e da Uneg (Universidad Nacional Experimental de Guayana) nesta quinta (2).
A tutela acadêmica permitirá que os alunos venezuelanos e brasileiros de Pacaraima possam complementar os conhecimentos teóricos e melhorem a sua formação profissional. As atividades serão coordenadas por professores da UERR e da Uneg para garantir que o estágio atenda às necessidades acadêmicas dos participantes. No campus localizado na fronteira com a Venezuela, a universidade oferta os cursos de Comercio Exterior, Turismo, Letras e Ciências da Computação.
“Este convênio específico de cooperação interinstitucional complementa o convênio marco de cooperação assinado entre a UERR e a Uneg em 20 de Junho de 2007. Além de garantir uma melhor formação dos acadêmicos, é mais um passo na integraçaõ sócial e cultural entre os dois países”, afirma o reitor da UERR, professor Nonato Vilarins.
A professora Maria Elena Latuf, reitora da Uneg, disse que o convênio é muito bom para as duas instituições e, principalmente, para os alunos, que poderão integrar-se ao mercado de trabalho. Para ampliar ainda mais a parceria entre as instituiçoes, a dirigente vai discutir
com o seu conselho universitário a possibilidade de assinar um termo aditivo que permita à UERR contratar profesores de Ciências da Computação lotados na universidade Venezuelana. Estes docentes ministrariam aulas em Pacaraima já a partir do próximo semestre.
A tutela de estágio curricular será estendida aos estudantes da Uneg incluídos no aludido Convênio Marco e que desejarem efetuar seu estágio em empresas ou instituições brasileiras seleccionadas pela UERR