A terceira e última rodada deste ano do projeto “Contar histórias: ai que saudade que tenho!” acontecerá neste sábado (5), às 9 horas, na comunidade indígena Sabiá, em Pacaraima. Serão também apresentadas duas peças teatrais e haverá distribuição de brinquedos, livros e lanches para as crianças locais.
O projeto tem o objetivo avivar a prática de contação de histórias, reconhecer e recuperar o significado das lendas, mitos e causos advindos da tradição oral no município de Pacaraima e comunidades indígenas circunvizinhas, que se veem ameaçadas pela falta de interesse dos valores culturais tradicionais.
“É preciso intensificar essa prática, das quais nós já participamos em outra época de rodas de contação de histórias, pois quem já experimentou sabe o deslumbre que uma história bem contada provoca no ouvinte, principalmente quando começa com aquela fórmula mágica do ‘Era uma vez…’. Além disso, o contato com o outro, o olho no olho, a performance do contador, a voz, o ambiente, contribuirão para despertar os sentidos e conservar o imaginário do ouvinte e disseminar a importância da leitura de histórias e das lendas indígenas.” disse a professora Maria Georgina dos Santos Pinho e Silva, coordenadora do evento.
Diz ainda que o projeto de extensão é organizado pelos acadêmicos da disciplina Literatura Infantojuvenil, dos cursos de Letras/Literatura e Pedagogia Escolar Indígena do campus da Universidade Estadual de Roraima em Pacaraima.
Segundo a professora os interessados em participar da rodada de contação de histórias é só se dirigir à comunidade do Sabiá. Na programação constam as apresentações das peças teatrais “A lenda da Rufina e a formiga” e “A cigarra e a Joaninha”, além de muitas lendas regionais.