15.11.09
O governador José de Anchieta e o reitor Nonato Vilarins fizeram neste sábado (14) o lançamento da pedra fundamental do campus da Universidade Estadual de Roraima em Caracaraí. O prédio terá 12 salas de aula, laboratório, auditório e biblioteca e vai beneficiar alunos de diversos cursos mantidos pela instituição na cidade.
A construção é possível graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Luciano Castro, que também destinou recursos para o futuro prédio da UERR em Alto Alegre. Para a comunidade acadêmica e política destes dois municípios, a construção dos campi trará melhorias à qualidade de ensino ministrada pela Universidade.
Em seus discursos, parlamentares lembraram que antes era precisa vir à Boa Vista ou ir morar em outros estados para estudar. A implantação da UERR mudou essa realidade e está ajudando a construir um futuro de desenvolvimento para todas as regiões do Estado. O prefeito Odilon também agradeceu o empenho do governador José de Anchieta em trazer qualidade de vida à Caracaraí.
Em sua fala, o governador afirmou que a UERR será a grande responsável pelo desenvolvimento de Roraima, formando pessoal qualificado para ajudar a criar uma nova realidade sócio-econômica que retire o Estado da economia do contracheque. Para isso, afirmou José de Anchieta, também é preciso fortalecer outras áreas de trabalho da Universidade. “Peço aos nossos parlamentares que destinem emendas que incentivem projetos de pesquisa e extensão e ajudem a consolidar a UERR”, disse Anchieta.
O reitor Nonato Vilarins destacou que as futuras instalações da UERR em Caracaraí terão equipe própria, com técnicos administrativos e corpo docente formado de mestres e doutores. Ele também ressaltou a importância do investimento permanente na melhoria da estrutura da instituição. “É preciso reconhecer o legado de desenvolvimento que o Governo está deixando. Sem a formação de capital intelectual não teremos um Estado de verdade”, afirmou Vilarins.
“Essa nova visão de formar os universitários em sua casa é um processo que beneficia a sociedade. Este campus vai melhorar a qualidade de vida de Caracaraí”, disse em seu discurso o deputado federal Luciano Castro, acrescentando que continuará trabalhando para melhorar as condições estruturais da UERR em todos os municípios. Além dos prédios de Caracaraí e Alto Alegre, Castro é autor da emenda que possibilitou a construção da campus São João da Baliza, previsto para ser concluído este ano.
O senador Romero Jucá e os deputados federais Marcio Junqueira e Chico Rodrigues, além de deputados estaduais, também estiveram presentes na cerimônia de lançamento da pedra fundamental do campus Caracaraí. Todos elogiaram o trabalho desenvolvido pela UERR e os impactos positivos que exerce no desenvolvimento de Roraima.