“Para muitos é só um diploma, pra mim é uma batalha vencida”, diz formanda
Legenda: Charliane dos Santos lembra que precisou vender amendoins na universidade para continuar os estudos.
“Para muitos é só um diploma, pra mim é uma batalha vencida. Um momento único”. A afirmação é de Charliane Torres dos Santos, de 28 anos, uma das 35 formandas pela Universidade Estadual de Roraima (UERR) na noite desta segunda-feira, 13, no município de Rorainópolis. Foram entregues diplomas dos cursos de Agronomia, Ciências Humanas e Engenharia Florestal, na primeira solenidade presencial desde o começo da pandemia de Covid-19.
Charliane é agora engenheira agrônoma, mas lembra que precisou vender amendoins na universidade e no comércio da pequena cidade do Sul de Roraima para manter os gastos pessoais e poder seguir os estudos.
Ela destacou a importância da oferta de ensino superior gratuito no interior do estado, onde as perspectivas para quem quer estudar são mais escassas. “Não tinha muito incentivo. O desafio começa no vestibular, não tinha o dinheiro para pagar a taxa de inscrição, e contei com a ajuda de um casal de amigos. Depois, precisei aprender a conciliar trabalho com estudo. Então, pra mim foi desafiador, pois eu tinha uma filha e faltava tempo para ficar com ela”, comentou.
O conhecimento adquirido em sala de aula, conforme ela, vai ajudar nos planos para o futuro. “Pretendo continuar a empreender, mas com certeza o que aprendi com os professores vai ajudar muito”, disse.
O diretor do Campus Rorainópolis, professor Everaldo Barreto, ressaltou os esforços da instituição em manter o calendário acadêmico, mesmo durante o período pandêmico. “É com muita satisfação que nós estamos fazendo a colação de grau de 35 alunos do campus Rorainópolis, mesmo na pandemia, quando as aulas foram remotas, mas os professores e acadêmicos foram muito persistentes e fizeram com que essa colação de grau acontecesse”, reforçou.
O vice-reitor da UERR, professor Cláudio Delicato, conferiu o grau aos formandos. “É sempre uma felicidade muito grande uma colação de grau em Rorainópolis. Fui professor aqui durante nove anos, parte deles como diretor, e a gente sabe da importância da Universidade para a comunidade, e se faz a diferença na vida de uma pessoa em qualquer lugar, aqui no Sul do estado faz muito mais diferença”, salientou.
Ele adiantou em seu discurso na solenidade que o governador Antonio Denarium anunciou na manhã desta segunda-feira, durante reunião com o reitor Regys Freitas, a realização de novos investimentos na Universidade Estadual. “O investimento do Governo do Estado tem um peso muito grande. São investimentos altos, sempre dão resultado e é essa oportunidade que a comunidade precisa e quer. E a gente espera ainda conseguir expandir os cursos, é uma perspectiva que a Universidade sempre teve, para atender melhor, com qualidade e gratuitamente à população”, concluiu.