A semana vai levar às escolas oficinas e painéis abordando as temáticas Educação e Violência, Raça, Etnicidade e Migração, Cultura e Sociedade e Gênero e Sexualidade. Todo o material foi produzido pelo 35 acadêmicos na disciplina Estágio II, sob orientação da professora Telma Vieira Lima. Além da escola Henrique Dias, em São João, os alunos estarão nas escolas João Rodrigues da Silva (São Luiz do Anauá), Cristovão Colombo (vicinal 29/a 29 km de São João) e Tereza Teodoro de Oliveira (Caroebe).
A Semana tem apoio da Prefeitura de São João. Segundo o coordenador do campus São João, professor José Domingos, as idas dos acadêmicos até as escolas faz parte da política de desenvolvimento social da UERR. “Queremos cada vez mais estar integrados à nossa região, mostrando o que produzimos em sala de aula. Essa atividade também deve estimular a procura pelo curso deSociologia no próximo vestibular, previsto para o meio do ano que vem”, afirma.
São João da Baliza, a 320 km de Boa Vista, é a segunda unidade da UERR a ofertar o curso de Sociologia. As demais turmas estudam na Capital. Em dezembro, o novo prédio do campus será inaugurado, com 10 salas de aula, laboratório multidisciplinar, biblioteca, informática, auditório, salas administrativa, coordenadoria, entre outros. A área total construída será de dois mil metros quadrados.
No campus também é realizada o Rock na Floresta, que leva bandas de Boa Vista para tocar e trocar experiências de produção com os músicos locais. O Rock faz parte da programação da Semana de Meio Ambiente, que promove debates e aulas de campo com alunos de Engenharia Florestal e áreas afins.