A coordenação do Projeto “Ação de Combate e Atenuação das Consequências da COVID-19 em Roraima” disponibilizou um link para cadastro das Unidades Básicas de Saúde interessadas em receber doações de EPIs produzidos pela UERR.
O cadastro, segundo a coordenadora do Projeto, professora Juliane Marques de Souza, é necessário para organizar a distribuição dos escudos faciais da UERR que serão produzidos de forma colaborativa e voluntária, por meio de makers com impressoras 3D, por profissionais de saúde, pesquisadores, professores, alunos e colaboradores de diversas áreas.
O link para cadastrar a Unidade Básica de saúde é https://forms.gle/5f7QFAUQrk64bAac7
A verba que garantirá a produção dos equipamentos virá de uma ação judicial promovida pela Procuradoria do Ministério Público do Trabalho no município de Boa Vista, revertendo para a UERR as indenizações por danos morais coletivos para reparação da sociedade pelos prejuízos causados por empregadores, com violações trabalhistas que afetam inclusive o sistema de saúde.
A verba será de R$ 39.679,10 e atenderá mais de 700 trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde e Hospitais dos municípios de Roraima.
Com o dinheiro a ser repassado, a UERR produzirá, além dos escudos faciais, máscaras cirúrgicas, vestimenta cirúrgica (avental ou macacão), álcool sanitizante e câmara de acrílico para doação às unidades de saúde de Roraima.
O Projeto prevê ainda a sistematização e divulgação de ações de assistência social que estão disponíveis à sociedade civil.
A verba permitirá à UERR ampliar a produção de escudos faciais, que vinha sendo realizada por meio do Projeto Face Shield for Life 3D, que já beneficiou a CASAI (Casa do Índio), Hospital Geral de Roraima, a Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, o Hospital da Criança Santo Antônio, o SAMU, e o Corpo de Bombeiros.