19.02.13
A comunidade indígena de Vista Alegre, a 80 km de Boa Vista, receberá a cerimônia de aula magna do primeiro semestre letivo de 2013 da Universidade Estadual de Roraima. A palestra que abre oficialmente as atividades acadêmicas da instituição será ministrada pelo bacharel em Direito Jonas Marcolino, da etnia macuxi, tuxauá da comunidade do Contão e vice-prefeito do município de Pacaraima. Representantes de todas as etnias do Estado foram convidados para o evento, marcado para sábado (23/02), às 16h.
Reitor Hamilton Gondim e Jonas Marcolino (de óculos) durante visita a Vista Alegre
O líder yanomami Davi Kopenawa também falará no evento. É a primeira vez na história que uma universidade brasileira realiza sua aula magna em uma comunidade indígena. A iniciativa reforça a posição de vanguarda da UERR na interiorização do acesso ao ensino superior e marca a abertura de uma nova unidade da instituição. Vista Alegre, localizada na área São Marcos, abrigará uma nova turma do curso de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática.
O curso foi criado pela UERR para atender à demanda dos professores indígenas por formação superior e concede duas habilitações aos concluintes. Ações semelhantes estão em andamento nas comunidades de Surumu e Contão, na Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, onde a UERR oferta Pedagogia e também Ciências da Natureza e Matemática.
O governador José de Anchieta, parlamentares estaduais e federais e representantes de entidades ligadas à defesa dos direitos indígenas vão participar da aula. Homens e mulheres das etnias Macuxi, Wapichana, Yanomami, Taurepang, Ingaricó, Wai-wai, Yecuana, Waimiri-atroari, Patamona e até Pemóns, da Venezuela, também estarão presentes.
De acordo com o reitor Hamilton Gondim, a aula em Vista Alegre sinaliza a importância que o Governo Estadual dá às ações que promovem o desenvolvimento de todos os segmentos da sociedade. Jonas Marcolino afirma que a sua palestra abordará formas da educação transformar para melhor a realidade dos povos indígenas. “O conhecimento traz liberdade, dá oportunidades e pode abrir os horizontes”, diz o tuxauá, que vai ministrar a palestra em sua língua nativa.
PROGRAMAÇÃO – A aula magna está marcada para as 16h, mas as atividades começam cedo na comunidade. A partir das 8h haverá torneios de futebol masculino e feminino com cerca de 40 times, corrida de toras e competição de arco e flecha.
A programação terá como foco a valorização das tradições indígenas e mostrará o potencial da interação entre o conhecimento tradicional e a academia para o futuro dos grupos tradicionais que vivem em Roraima. Na abertura da aula haverá uma cerimônia de pajelança e dança das etnias Yanomami e Macuxi.
A UERR NO SEMESTRE 2013.1 – A Universidade Estadual de Roraima está presente neste semestre nos seguintes locais: campi de Alto Alegre, Boa Vista (Capital), Caracaraí, Pacaraima, Rorainópolis e São João da Baliza; núcleos de Bonfim, Normandia, Iracema, Mucajaí e Amajari; e salas descentralizadas de Nova Colina, Vila do Truaru, Vila Félix Pinto (Cantá), Surumu, Contão (Terra Indígena Raposa-Serra do Sol) e Vista Alegre (Terra Indígena São Marcos).
São ofertados 23 cursos de graduação, entre licenciaturas e bacharelados: Direito, Filosofia, Geografia, Química, Matemática, Enfermagem, Física, História, Segurança Pública, Sociologia, Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Serviço Social, Comércio Exterior, Turismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Engenharia Florestal e Ciências da Natureza e Matemática, Pedagogia com ênfase em Educação no Campo e Educação Indígena, e Letras com habilitação em Literatura, Inglês e Espanhol. A Universidade conta com 207 professores, sendo 36 doutores e 94 mestres. Em 2013, 44 docentes estão cursando mestrado e doutorado.