Estudo aponta benefícios das atividades esportivas para refugiados com deficiência
Bolsistas de iniciação científica (UERR/CNPQ) e acadêmicas do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Roraima, Allana Lithicia Oliveira Camilo e Alyne Tavares Honorato, tiveram o artigo “Contributions of sports to Venezuelan refugees with disabilities” aprovado para apresentação no XXV International Symposium of Adapted Physical Activity (ISAPA 2025).
O simpósio será realizado no período de 16 a 20 de junho, na Munster Technological University, em Tralle, Irlanda. “Tem uma grande importância, tanto para nossa instituição, como pessoalmente para nós acadêmicas”, destaca Allana. Este é o primeiro trabalho científico da acadêmica. “Primeiro artigo e já é selecionado para um evento internacional”, celebra.
O artigo aborda os principais benefícios e contribuições que as atividades esportivas promovem para os refugiados venezuelanos com deficiência que participam do Projeto Institucional Atividades Físicas e Esportivas para Pessoas com Deficiência da UERR. O trabalho de pesquisa tem orientação do Prof. Dr. Vinícius Denardin Cardoso, do curso de Educação Física, e coordenador da iniciativa da UERR.
O ISAPA 2025 está com inscrições abertas pelo link: https://www.isapa2025.com/registration. O prazo vai até 15 de junho. “O ISAPA busca criar oportunidades que construam novas capacidades entre profissionais de atividade física adaptada e esportes para pessoas com deficiência. O evento conta com o suporte da UNESCO, afirmando seu alinhamento em aprofundar a cooperação, o diálogo e o entendimento internacional por meio do esporte inclusivo”, frisa Denardin.