07.01.13
Acadêmicos e professores da Universidade Estadual de Roraima participam nesta quarta-feira (9), às 9h, da última reunião preparatória para as atividades do Projeto Rondon/Operação Canudos, que este ano será realizado no município de Macururé, Bahia.
O encontro dos participantes roraimenses será na pró-reitoria de Extensão da UERR. A Universidade enviará ao Nordeste oito acadêmicos dos campi de Alto Alegre, Boa Vista e Rorainópolis, sob coordenação dos professores Luis Fernando Guterres e Robson Oliveira de Souza. A equipe viaja na sexta-feira (11) para desenvolver projetos nas áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia e produção. O retorno está marcado para o dia 27.
Os acadêmicos são Dayana Tupinambá Cabral (Sociologia), Kelton Oliveira Lopes (Agronomia), Luana Carvalho de Oliveira (Química), Luanda Tamara Bittencoutr Geraldes (Educação Física), Nariene do Nascimento Pereira (Letras), Thaís Costa Santos (Serviço Social), Antônio Duarte Oliveira Junior (Geografia) e Francisco Barbosa Wawanawetery (Geografia).
O Rondon é realizado pelo Ministério da Defesa. Para participar, as instituições de ensino superior enviaram suas propostas de trabalho. A da UERR foi elaborada pela professora Maria das Neves Magalhães Pinheiro, pró-reitora de Extensão, e foi a única de instituições da região norte a ser selecionada nessa operação.
O projeto viabiliza a participação de universitários e professores nos processos do desenvolvimento local sustentável e do fortalecimento da cidadania em municípios mais isolados e carentes do país. A ação visa também a melhoria da qualidade de vida da população, através de ações que permitem melhorar o aproveitamento dos moradores pelos conhecimentos repassados durante a operação.