09.09.09
Cerca de 20 alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Roraima farão uma visita técnica nesta quinta-feira (10) à Casai (Casa de Saúde do Índio), na região do Monte Cristo. As turmas vão conhecer o funcionamento da unidade e conversar com os profissionais sobre a rotina de trabalho que enfrentam.
A atividade será feita por acadêmicos do 5º semestre de Enfermagem, sob responsabilidade do professor Jaime Louzada, que ministra a disciplina Saúde Indígena. Os estudantes sairão da UERR às 8h30 e retornarão às 11h, sendo transportados por um ônibus da Universidade.
“Vamos abordar a teoria estudada sobre a questão de saúde indígena e relacioná-la com a prática. Os alunos poderão conhecer a história da Casai e como é o atendimento de saúde fora da aldeia, quando o paciente indígena é acolhido pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, explica o professor Louzada.
Outra proposta é que os estudantes conversem com os pacientes sobre como é o atendimento de saúde na aldeia e sobre como eles pensam que é na sociedade não índia. Isso será tema posterior de discussão em sala de aula.
As visitas técnicas a unidades de saúde e clínicas fazem parte da rotina dos acadêmicos de enfermagem. Na última semana, cerca de 40 estudantes do 1º e 3º semestre estiveram numa clínica de fisioterapia para conhecer como é feito o tratamento contra lesões. A atividade beneficiou alunos das turmas de Fisiologia Humana e de Citologia e Histologia, ministradas pelo professor Warner Santos Dias.