17.04.09
Acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Roraima promovem no próximo sábado, 18, uma apresentação teatral que aborda a prevenção contra do mosquito da dengue. A atividade acontece às 10h na Escola Estadual Elza Breves, no Conjunto Cidadão. Em 2008 foram notificados mais de 400 casos de dengue no local.
A UERR desenvolve desde 2008 uma pesquisa sobre a dengue no bairro Senador Hélio Campos, financiada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Segundo a professora Gladis de Fatima Nunes da Silva, coordenadora do trabalho, “o projeto faz parte da política da UERR em integrar-se à comunidade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida no Estado”.
A professora explica que objetivo é sensibilizar a comunidade para a importância de medidas de prevenção da doença e da proliferação do mosquito. “O papel dos estudantes como cidadãos é importante num momento em que a ameaça da dengue é real”, disse.
Estão envolvidos 17 acadêmicos de Boa Vista e Caracaraí e sete professores da UERR. A realização de 500 entrevistas na área do Conjunto Cidadão para a elaboração de um banco de dados para mapear aspectos sócio-econômicos vão ajudar a identificar a relação entre a alta incidência da dengue e o espaço físico do Senador Hélio Campos.