6.12.12
A Universidade Estadual de Roraima realizou nessa quarta-feira (5/12) a oficina “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras”, na quadra da Escola Estadual Professora Diva Alves de Lima, destinado aos professores e alunos do 1º e 2º ano de educação básica. As atividades foram coordenadas por 8 oito bolsistas, um voluntário e o coordenador do Pibid Brinquedoteca (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), uma parceria da UERR com a Capes.
O objetivo da oficina é apresentar formas didáticas de desenvolver o raciocínio, a leitura, e as operações matemáticas por meio dos jogos e brincadeiras. O projeto começou com as atividades da disciplina Educação e Lazer, quando surgiu a ideia de criar a brinquedoteca, que teve início em agosto. “O desenvolvimento da brinquedoteca continua na mesma escola, para que os professores possam ensinar qualquer tipo de assunto de diversas formas.” afirmou o coordenador do programa, professor Dr. Rozinaldo Galdino.
Boliche, jogo da memória e cantinho da leitura – essas e outras brincadeiras foram oferecidas para as crianças estimularem o crescimento nos estudos. “No começo a gente achava que podia não dar certo misturar com pedagogia mas a educação física trabalha em todas as áreas” explicou Cíntia Magalhães, acadêmica de Educação Física e bolsista do Pibid Brinquedoteca.