Os acadêmicos do 6o período do curso de Turismo da UERR realizaram de 8 a 10 de junho, em Presidente Figueiredo, no Amazonas, um trabalho de campo sobre Gestão do Ecoturismo e um levantamento de dados para manejo estratégico de trilhas.
A visita técnica e as atividades dos 18 acadêmicos se concentraram na verificação da estrutura turística e principalmente das trilhas na Área de Proteção Permanente de Maruaga, em Cachoeira de Iracema, no Parque e Balneário Ecológico de Urubuí, e no Santuário Ecológico Santuário. Presidente Figueiredo fica 670 km distante de Boa Vista.
Além da logística fornecida pela UERR para a realização da visita técnica, os acadêmicos contaram com a colaboração da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio e do Departamento de Turismo, Planejamento e Desenvolvimento do município de Presidente Figueiredo.
A entrada dos acadêmicos nos locais turísticos, objetos da coleta de dados, foi isenta de taxas. A Secretaria de Turismo também apresentou vários projetos e ações da gestão municipal para a promoção e consolidação do Turismo em bases ecológicas e fundamentado pelo conceito do ‘melhor servir’ ao visitante.
Para o secretário de Turismo, Paulo Henrique Bezerra Lins, o turismo de natureza é algo que demanda planejamento e gestão estratégica integradora para o pleno desenvolvimento municipal e para a distribuição equitativa dos benefícios da atividade para a população local e para a preservação e conservação do meio ambiente.
O trabalho dos acadêmicos dará suporte também aos planos da gestão municipal de avançar com um turismo de natureza com diferencial. As informações e dados serão publicitados na forma de relatórios técnicos.
As atividades realizadas pelos acadêmicos consistiram em levantamento, diagnóstico, mapeamento, e zoneamento de dados georreferenciados por meio do aplicativo GPS Essentials. A meta foi obter informações precisas sobre capacidade de carga, estado da estrutura e dos equipamentos nas localidades visitadas, os impactos visíveis das interferências resultantes da ação das pessoas e da visitação no solo e na vegetação, incluindo a necessidade de estruturas de escoramento.
Parabéns aos alunos da UERR. Sucesso em suas jornadas.