Acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Roraima, do campus Rorainópolis, vão passar por oficinas de elaboração de fanzines (revistas de fãs) sobre agroecologia. Eles tratarão de diferentes temáticas dentro do próprio contexto social, econômico, cultural e político.
Os participantes do projeto “Fanzine: Comunicação em Agroecologia” serão certificados e o material produzido será divulgado em um evento previsto para novembro, sobre fanzines, a ser realizado em Rorainópolis.
“Além das oficinas, os acadêmicos participarão de encontros semanais para diálogo e construção dos fanzines em agroecologia. O objetivo é estimular a criatividade e o senso crítico, motivar a cooperação e favorecer o diálogo da academia com a comunidade”, disse a professora Tatiane Marie Martins Gomes de Castro, responsável pelo projeto.
A construção dos fanzines será realizada de forma colaborativa e reflexiva sobre pontos especiais da região, segundo a professora, em torno da temática agroecologia, que possam contribuir no diálogo verdadeiro e transformador da realidade visando um bem viver das famílias no campo.
“Os acadêmicos do curso de agronomia de Rorainópolis vivem um contexto familiar e social, em sua maioria, de uma agricultura familiar, onde o diálogo referente às vivências rurais passa por diferentes gerações e culturas”, analisou.