Nesta quarta-feira (21), acadêmicos do 4º semestre do curso de Enfermagem da UERR distribuíram uma cartilha, bilíngue, sobre prevenção de doenças e promoção da saúde às profissionais do sexo que trabalham nas proximidades do Terminal do Caimbé.
A cartilha foi desenvolvida pelos acadêmicos, sob orientação do professor Bruno Miranda da Rocha, após um levantamento feito nos bairros de Boa Vista, identificando o uso das Unidades Básicas de Saúde por grupos sociais e como os integrantes destes grupos entendem o processo saúde-doença.
Como produto da pesquisa, iniciada em julho, os acadêmicos elaboraram e distribuíram a cartilha educativa em português e espanhol, que trata da promoção e prevenção de saúde para quatro grupos sociais: indígenas, imigrantes, profissionais do sexo e moradores de rua.
“Grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo”, definiu Bruno Rocha.
O professor disse ainda que o projeto – que tem como título “Grupos sociais e Atenção Básica em Boa Vista: Percepções da clientela sobre necessidades de saúde” -, busca aproximar o aluno da comunidade e proporcionar ao acadêmico uma experiência que exige uma visão técnica e humanizada.
“Tivemos como base, pra realização do projeto, os Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) com ênfase nos direitos de grupos minoritários (saúde indígena, profissionais do sexo, população ribeirinha, afrodescendentes, LGBT, usuários de drogas, quilombolas, moradores de rua, adolescentes, imigrantes).
Parabéns, Prof. Bruno. Iniciativa como esta tem valor imensurável, porque pensada para um público multicultural. Tive o privilégio de acompanhar o seu empenho durante o desenvolvimento do Projeto de Extensão, e lhe sou grato por ter acolhido a minha sugestão para a tradução da Cartilha em vários idiomas, na ocasião em que eu estava na Direção do Departamento de Integração Multicampi da PROEC. O Curso de Enfermagem sempre mais forte com o seu trabalho. Parabéns!