Dos 40 alunos convocados, 35 atuarão em Boa Vista e 5 em Rorainópolis; Cada bolsista receberá auxílio de mil reais
Nesta terça-feira (1), o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Prof. Dr. Cláudio Travassos, recepcionou no Auditório Professor Amarildo Nogueira Batista os alunos de graduação aprovados para o Programa Bolsa Trabalho da instituição. Dos 40 alunos convocados, 35 atuarão no Campus Célia Maria Magalhães Nobre, em Boa Vista, e 5 no Campus Rorainópolis.
O Bolsa Trabalho oferece auxílio mensal no valor de R$ 1.000 para acadêmicos atuarem em atividades institucionais por 20 horas semanais (4 horas por dia). “A iniciativa busca reduzir a evasão por motivos financeiros e fortalecer o compromisso entre os alunos e a universidade”, destaca o reitor. O edital contemplou áreas diversas do conhecimento, abrangendo as ciências humanas, sociais, biológicas, exatas e agrárias.
Os estudantes de Boa Vista e Rorainópolis participaram da seleção em duas modalidades: Social, para estudantes de baixa renda, cujas famílias têm renda per capita de até R$ 706; e Desempenho Acadêmico, para estudantes com média acima de 70, frequência mínima de 75% e aprovação em pelo menos 75% das disciplinas. Puderam se inscrever alunos matriculados entre o segundo e o penúltimo semestres de seus respectivos cursos.
“O Bolsa Trabalho é um programa de ajuda mútua. Os universitários têm a oportunidade de trabalhar em setores da UERR e a Instituição de Ensino, além de auxiliar na renda destes acadêmicos, tem o auxílio destes estudantes nas suas demandas internas”, frisa Priscila Gonçalves, diretora do Departamento de Desenvolvimento Humanos e Social (DDHS/PROGESP).
A iniciativa da UERR tem como objetivo principal promover condições de permanência no ensino superior e apoiar financeiramente estudantes de cursos presenciais de graduação, priorizando aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou com destacado desempenho acadêmico. A bolsa será concedida pelo prazo de até um ano.