18.02.09
Dez acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima iniciaram na terça-feira (17) um curso sobre observação de pássaros. O trabalho é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e visa formar cinco guias ambientais que atuarão em Boa Vista na orientação de turistas e estudantes.
Os alunos da UERR são do 2º e do 4º semestres do Campus Boa Vista. De posse do recém-lançado Guia de Aves de Roraima, os universitários tentam identificar as espécies típicas da nossa região. “É muito interessante nós aprendermos mais sobre as aves que habitam o nosso estado. Um aprendizado que vai servir não só para o conhecimento acadêmico, mas pessoal também”, disse Ediléia Araújo, acadêmica da UERR.
O biólogo Julian Rodriguez coordena as atividades no Parque Bosque dos Papagaios, um local próprio para observação de pássaros, localizado no bairro Paraviana. Munido de binóculo e de um gravador que reproduz o som dos pássaros, o pesquisador atrai as aves para que os alunos possam reconhecer cada espécie. “Precisamos de paciência para observar. As aves são muito atentas e em qualquer movimento mais brusco desperdiçamos a oportunidade de estudá-las”, explica Julian.
Mais do que ver na prática o que só se viu nos livros, para os acadêmicos da Universidade Estadual a experiência é uma aula de como observar a natureza de uma forma diferente. “O que aprendemos até agora já nos dá a chance de olhar um pássaro e saber se ele só existe aqui, o que ele come, os locais preferidos e com mais tempo poderemos identificá-los só de ouvir”, destacou Fábio Gama, aluno do 4º semestre de Ciências Biológicas.
Foto: Orib Ziedson