Estão abertas as inscrições para os interessados em submeter proposições de Grupos de Trabalho e Minicursos para a III Jornada de Gênero, Cultura e Deslocamentos: Diferentes Fronteiras, Interculturalidades e Relações de Gênero agendada para os dias 21, 22 e 23 de setembro. As propostas podem ser feitas até 24 de maio pelo e-mail gcd@uer.edu.br. O site oficial do evento é https://gcd905.wixsite.com/uerr.
Podem se inscrever docentes, pesquisadores(as) e ativistas, com a titulação mínima de mestre, sendo que um(a) dos três deverá ser doutor(a). Recomenda-se, ainda, que um dos componentes seja de instituição diferente.
O evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos de Gênero, Cultura e Deslocamentos (GCD) em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UERR/IFRR), Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA/UFRR), cursos de História e Pedagogia da UERR, Núcleo de Mulheres de Roraima (NUMUR) e Eixo História da Educação (PROCAD/UNIFAP/UFPA/UERR.
A III Jornada de Gênero será realizada de forma híbrida. Os minicursos presenciais serão realizados no Campus Boa Vista, localizado no bairro Canarinho, e as atividades virtuais ocorrerão por meio de plataforma Google Meet.
“A proposta do evento é provocar reflexões sobre o contexto plural de diferentes sujeitos, lutas e resistências diante da conjuntura mundial que se apresenta de retrocessos dos direitos, mas também, de avanços de vários grupos culturais e sociais que reivindicam seus direitos de existir de forma digna. Contexto que interpela no nosso dia a dia a buscar outras reflexões e debates sobre os desafios e possibilidades de pesquisar e fazer educação intercultural e relações de gênero”, destaca a coordenadora Raimunda Gomes.
O Grupo de Estudos de Gênero, Cultura e Deslocamentos (GCD) é formado por pesquisadores(as) do Curso de História, Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UERR/IFRR; do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA/UFRR) e Professores(as) da Educação Básica. “Objetiva suscitar outros olhares e novas possibilidades de se pensar as práticas de ensino, pesquisa e extensão, seja no campo da história, da educação e/ou de forma interdisciplinar a partir da abordagem de gênero, da cultura e deslocamentos”, detalha Raimunda.
Faça o download:
Modelo proposição de minicurso