07.10.08
A comissão organizadora do I Yamix – Mostra Acadêmica de Expressões Artísticas do Meio Universitário de Roraima, divulgou os 25 candidatos inscritos no evento e suas obras. Alunos de instituições de ensino superior do Estado participam nas seguintes áreas: artes visuais e cênicas (dança e teatro), música, literatura e audiovisual.
O primeiro Yamix (que significa diversidade em Wapichana) será realizado no Palácio da Cultura, nos dias 30 e 31 outubro. No primeiro dia haverá um Fórum para discutir o ensino de artes no Estado e o lançamento do curso de licenciatura em Artes Cênicas, da UERR, além da exposição competitiva e demonstrativa das obras de Artes Visuais, Literatura e Teatro.
No encerramento, dia 31, serão apresentadas das músicas que concorrem ao evento e a divulgação dos resultados das quatro modalidades competitivas. Na ocasião haverá o lançamento dos CDs da banda Somero, do músico Tonví (Airton Vieira) e do novo CD de George Faria, com shows destes artistas.
O evento é promovido pela Universidade Estadual de Roraima, Cefet, UFRR e as Faculdades Atual e Cathedral. A inédita ação reunindo as principais instituições de ensino superior do Estado pretende divulgar os talentos e promover a cultura entre os universitários.
O professor Devair Fiorotti, um dos coordenadores do Yamix, informou que os alunos e interessados em participar do evento e receberem certificado, de forma gratuita, podem inscrever-se nas instituições parceiras entre os dias 12 e 22 de outubro, nos setores de extensão.
“Alunos e professores interessados em expor suas obras artísticas ou participarem da mostra de música não competitiva podem ligar para 9119-68 52 ou 2121-0943”, destacou.
Confira a lista dos candidatos
Artes Visuais
Autora: Gladys Maria de Souza Oliveira
Duas obras classificadas sem título
Canetas Esferográficas no papel
Autora: Keity Almeida de Oliveira
Obra: “Até quando”
Foto trabalhada
Pintura
Autor: Ricardo da Silva Magalhães
Obra: “Olhares”
Duas fotos preto e branco
Autora: Roberta Almeida de Souza Cruz
Obra: “Poieses”
Pintura
Literatura
Autor: Airton Vieira
Poemas: “Brincadeira”
“O balanço da Cadeira”
Autor: Antônio Carvalho Silva
Poema: “Tarde demais”
Autor: Francisco Alves Gomes
Poema: “O conhecedor do Fel”
Conto: “Cordão Umbilical”
Autora Glady Maria de Souza Oliveira
Poema: “Numerosos Amores”
Autor: Jonas Silva Fonseca
Poemas: “Me olhe”
“Inconstância”
Autora: Keyty Almeida de Oliveira
Poema: “Até Quando”
Autora: Leidijane Machado Sá
Contos: “A última do Senhor trapaço”
“Luíza”
Autora: Maria Verônica de Souza
Poemas: “Mãos”
“Corpos”
Autora: Maria Edilsa Ribeiro de Almeida
Poema: Rorainópolis Pedacinho do Brazil”
Autora: Maria Helena Alves Iannuzi
Poema: “Os pés de minha mãe”
Autora: Roberta de Souza Cruz
Poema: “Sentimento Amarelo”
Autor: Wilkinson Nascimento dos Santos
Poemas: Fragmentos de pensamento
Música
Concorrente: Airton Vieira
Músicas: “Ás”
“Pra frente”
Concorrente: Cleber Medeiros Silva
Músicas: “O mundo”
“Homem Zen”
Concorrente: Nadynne Leal
Músicas: “Vejo o seu olhar”
“Não te levei a sério”
Concorrente: Renato Bezerra Braga
Músicas: “Cruzadas ao El Dorado”
“Enquanto eu Caminhar”
Teatro
Concorrente: Alexandro Francisco Morais
Peça: “As beatas”
Concorrente: Marcelo Renez Maciel (Cia do Lavrado)
Peça: “Homens, Santos e Desertores”
Concorrente: Rogério da Silva Almeida
Peça: “Seu nome é severino”
Concorrente: Victor Henrique Martins de Oliveira
Francisco Alves Gomes (Cia Arteatro)
Peça: “Nó Cego"