Alunos da Escola Estadual Cícero Vieira Neto, em Pacaraima, participaram nesta segunda-feira (21) de uma rodada de contação de histórias do projeto “Contar histórias: ai que saudade que tenho!”, que está em sua quarta edição naquele município.
O projeto de extensão de contação de histórias em Pacaraima atinge comunidades indígenas circunvizinhas e é coordenado pela professora Maria Georgina dos Santos Pinho e Silva, do curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima.
Segundo a professora Georgina o projeto tem o objetivo avivar a prática de contação de histórias, advindas da tradição oral como lendas, mitos, causos, dentre outros.
“É uma forma de reconhecer e recuperar o significado da tradição oral no município de Pacaraima e comunidades indígenas circunvizinhas, que se veem ameaçadas pela falta de interesse dos valores culturais tradicionais, diante da expansão dos meios tecnológicos”, analisou a coordenadora.
Ainda este ano, segundo Georgina, acontecerão mais duas rodadas em Pacaraima. Os trabalhos são desenvolvidos com os acadêmicos da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso 1, dos cursos de Letras/Literatura.
Na programação de segunda-feira foram apresentadas lendas regionais, contos e peças teatrais.
O projeto de extensão de contação de histórias com o tema: “Contar histórias: ai que saudade que tenho!” tem sido realizado com muito amor e responsabilidade, pois contar histórias é uma ferramenta eficaz que contribui para a formação do leitor.