A 24a Fecirr (Feira Estadual de Ciências de Roraima) começa nesta quinta-feira (17), e encerra no sábado (19), no Forródromo do Parque Anauá. Durante três dias, estudantes da rede pública e privada vão apresentar projetos e experimentos. Nesta edição, o tema da Feira é Alimentando o Brasil, mesma temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).
Neste ano, serão expostos 117 projetos de 33 escolas da rede estadual, sendo cinco do Interior e 28 da Capital, com a participação de alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, do ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A Feira ocorre no horário das 8h às 12h, com entrada franca para visitação.
Conforme a coordenadora da Fecirr, Ivanise Rizzati, os trabalhos expostos serão avaliados por uma comissão montada por mestrandos, professores e pesquisadores de instituições como UERR (Universidade Estadual de Roraima), UFRR (Universidade Federal de Roraima), IFRR (Instituto Federal de Roraima) e Embrapa Roraima (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Os projetos selecionados em primeiro, segundo e terceiro lugares, além de receberem medalhas e troféus, poderão apresentar os trabalhos na Feira de Ciência Jovem, em Olinda-PE, no próximo ano.
“Já tivemos a oportunidade de ver alguns trabalhos e eles estão muito bons. A Feira estimula a produção científica nas escolas”, disse, Rizzati. Paralelo à exposição de trabalhos, haverá palestras na UERR, nesta quarta e quinta-feira, das 14 às 18h. A Fecirr é realizada anualmente pela Universidade Estadual, em parceria com a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos), com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
* Texto da Secom
Qual o horario?
O horário está escrito no segundo parágrafo da matéria