O reitor da Universidade Estadual de Roraima, Regys Freitas, participou no último dia 8, em Brasília, de uma reunião da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) com o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Abílio Baeta Neves.
Em um documento entregue à Capes, a Abruem se colocou à disposição para colaborar na discussão de medidas da atual gestão em relação às instituições estaduais e municipais. Os reitores reivindicam medidas que possam atender as particularidades locais e regionais.
Foram discutidos, dentre outros pontos da pauta, o aprimoramento do sistema de repasse de recursos para as universidades; a revalidação de diplomas de graduação e pós-graduação expedidos fora do Brasil; avaliação de conceito dos cursos de mestrado e doutorado; a criação de doutorados profissionais; e cortes orçamentários.
O documento solicita diversas informações sobre programas e projetos Capes, que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação, que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.
O reitor Regys Freitas também interveio junto ao Presidente com demandas específicas para a UERR como a manutenção e ampliação das verbas destinadas ao PARFOR, submissão de propostas de novos cursos para criação de Mestrados e Doutorados com foco na região norte e ampliação de recursos destinados à Extensão Universitária.
A Abruem tem 45 instituições associadas, presente em 22 estados e conta com 700 mil alunos matriculados em cursos presenciais de graduação e pós-graduação.