O Curso de Licenciatura em Química tem por objetivo formar professores aptos a exercerem o magistério nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, que desenvolvam conhecimentos teóricos e práticos contextualizados, com atuação na pesquisa sobre o ensino e aprendizagem de Química.
Busca-se formar um profissional autônomo, competente e compromissado com ensino e aprendizagem. Autônomo em função dos objetivos do sistema de ensino, da compreensão do ensino de Química, da consciência de suas escolhas quanto ao tema e da forma pela qual irá trabalhá-lo, no contexto educativo. Competente, como condição que permite a autonomia, pois, a formação discente não deve ser reduzida apenas ao domínio dos conteúdos, mas também a compreensão das idéias básicas que o fundamentam e às condições sociais em que ocorrem. E compromissado como responsabilidade ética e política com a ação-reflexão-ação da prática docente educativa, da realidade socioeducacional e política em que está inserido.
competência deve ser compreendida em termos de domínio dos instrumentos e dos fundamentos da Química, Clássica e Contemporânea, da habilidade de resolução de problemas na área, da interpretação de experimentos físicos, dos critérios para a escolha de conteúdos a serem trabalhados e de suas metodologias.
O profissional desta área deve ainda possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, ter domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios, de experimentação como recurso didático, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos dos acidentes mais comuns em laboratórios de Química. Ter a capacidade de criação e adaptação de métodos pedagógicos no ambiente de sala de aula, elaborar modelos, resolver problemas, interpretar dados e ser capaz de elaborar argumentações nessas ciências, contribuindo para o desenvolvimento intelectual dos acadêmicos e para despertar o interesse científico.
Clique aqui para ter acesso à matriz curricular.