O curso de História da Universidade Estadual de Roraima promove o “Fórum sobre a questão indígena em Roraima e na Amazônia”, que acontecerá nos dias 19 e 20 abril, no auditório e sala 17 da UERR. A entrada é franca e não se exige inscrição prévia. Haverá certificação para os presentes.
O evento contará com representantes do Museu de Antropologia e Etnologia de Florença, do Centro de Documentação Indígena do IRMC (Instituto Religioso Missionário da Consolata) e de professores e estudantes da UERR, além da projeção de documentários produzidos por indígenas na Coleção Vídeos na Aldeia.
Segundo os coordenadores do Fórum, professores Giseli Deprá e Lucas Endrigo Brunozi Avelar, o evento também será um momento de reflexão sobre a história da relação dos povos indígenas com o Estado de Roraima.
“Pretende ainda discutir como as questões indígenas podem ser trabalhadas em sala de aula, demonstrar que as populações indígenas são sujeitos de direitos garantidos constitucionalmente e que a violência e a tutela sobre eles devem ser igualmente repudiadas”, afirmaram os organizadores.
O Fórum discutirá a temática com vistas a propiciar conhecimentos relativos à diversidade cultural dos povos indígenas que habitam a região. Será também o espaço para divulgação dos trabalhos dos estudantes que se dedicaram a pesquisar o assunto.
Programação – No dia 19 de abril, das 8 às 10 horas, na sala 17 do campus Boa Vista, serão apresentados trabalhos sobre a Expedição Calleri e Massacre de Haximu. Participarão os alunos que desenvolvem pesquisa no Centro de Documentação Indígena (CDI), representante do CDI e pesquisadora do Museu de Antropologia e etnologia de Florença (Universitá degli Studi di Firenze).
A partir das 10h, ainda na sala 17, será realizada a projeção de fotografias com comentários do missionário e indigenista Carlo Zacquini. Às 14 horas, no auditório da UERR, acontecerá a projeção de documentários produzidos pelos indígenas, da Coleção “Vídeos na aldeia”.
No segundo dia do Fórum acontecerá no auditório a mesa redonda “Índios e não-índios na Amazônia: relatos de pesquisas”, com a participação de egressos do curso de Licenciatura em História, pesquisadores do Instituto Religioso Missionário da Consolata (IRMC) e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Após a explanação da mesa, será proporcionado momento para perguntas e participações dos ouvintes.
Sucesso aos organizadores do evento.