Acadêmicos e professores do curso de Turismo da Universidade Estadual de Roraima estão traçando o perfil dos visitantes que assistiram a encenação da Paixão de Cristo, edição 2016, em Mucajaí. A pesquisa é fruto de uma parceria entre a UERR e a prefeitura daquele município e tem por objetivo aperfeiçoar o evento e atrair mais turistas.
Segundo o professor Bruno Dantas, coordenador do curso de Turismo “a pesquisa identificará o perfil desse visitante, conhecerá sua motivação e expectativas, além de observar qual a percepção da população acerca do evento”. Os dados coletados pelos acadêmicos vão gerar um relatório que será apresentado aos gestores do município de Mucajaí.
O evento, que já é uma tradição para os roraimenses e um importante gerador de fluxo turístico para o Estado, está na sua 34a edição. Bruno Dantas diz ainda que ações como esta são uma grande oportunidade para ressaltar a importância do papel do turismólogo para o desenvolvimento dos destinos turísticos.
“Os acadêmicos podem participar de todas as etapas do processo de planejamento, que compreendem desde a pesquisa de campo com os visitantes até a conclusão do relatório do trabalho, o qual poderá propor ações estruturantes e que contribuam anda mais para a experiência do turista no município de Mucajaí”, finalizou Bruno.
Para a secretária de Cultura de Mucajaí, Antônia Flávia Bezerra, a parceria entre o município e o curso de Turismo da UERR viabiliza novas perspectivas de trabalho. Observa que há, desde o interesse em pesquisar o evento, até desenvolver projetos de roteiros turísticos para que o visitante possa dispensar mais tempo e conhecer as belezas e atrativos de Mucajaí.
O turismo cultural e de eventos movimentam diversos destinos brasileiros nesta época do ano com a celebração da Páscoa. A motivação para esse tipo de viagem pode variar desde visita aos parentes e amigos até prestigiar os espetáculos que encenam a ressurreição de Cristo.
Em Roraima não é diferente e há 34 anos o município de Mucajaí promove a encenação da Paixão de Cristo, mobilizando a população local e numerosos visitantes, vindos de todas as partes do Brasil. O evento movimenta também a economia da cidade e já faz parte do calendário turístico estadual.
Boa tarde. Vocês precisam mudar o anúncio, que está “Paixão de Cisto, ao invés de “Paixão de Cristo”.