Lideranças indígenas da comunidade da Barata, da região do Taiano visitaram, na tarde desta segunda-feira (17) o reitor Regys Freitas, para discutir a implantação de um polo da Universidade Estadual de Roraima. A solicitação será encaminhada para o Conselho Universitário da UERR para apreciação.
Adelmar de Melo Cavalcante Filho, presidente do Núcleo de Jovens e Adolescentes Indígenas da Região do Taiano, acompanhado do tuxaua da Barata, Almir Costa Lima, afirmam que lá existem muitos universitários e que vários são professores nas comunidades próximas, daí a necessidade de ter um polo da UERR.
O reitor afirmou que a Universidade Estadual vem cumprindo seu papel de levar educação a todo o Estado e que já atende outras comunidades indígenas. Disse que apresentará o caso ao Conselho e que em breve uma resposta será dada às comunidades indígenas da região do Taiano.
Computador – No sábado, pela manhã, Regys Freitas esteve na comunidade indígena de Vista Alegre, Região Rural de Boa Vista, onde a Universidade tem um polo. Ele fez a entrega de um computador para os acadêmicos de Ciências da Natureza, atendendo uma reivindicação antiga dos alunos.
Além da entrega do equipamento, o reitor conversou com acadêmicos e lideranças, conhecendo a realidade e necessidades da comunidade, discutindo a melhor maneira de levar educação superior àqueles povos.