A Universidade Estadual de Roraima elegerá em novembro o reitor e vice-reitor da Instituição e na próxima quarta-feira (15), a comissão eleitoral estará reunida para definir seu presidente, vice-presidente e secretário. A reunião será na sede da UERR, em Boa Vista, às 10 horas.
“Após a escolha da diretoria da comissão eleitoral vamos começar a construção do Edital para a eleição de reitor e vice-reitor. A previsão é que pleito ocorra em novembro”, afirmou Alvim Bandeira, membro da Comissão Eleitoral.
O reitor coordena, fiscaliza e superintende as atividades da UERR, auxiliado pelo vice-reitor e assessorado por órgãos da administração superior.A reitoria tem seu próprio regimento interno que disciplinará sua organização e funcionamento mediante a aprovação do CONUNI (Conselho Universitário).
Tem direito a voto docentes, estudantes e técnicos da UERR. Os três candidatos mais votados, formarão uma lista, que será submetida ao governador do Estado, que nomeia o novo reitor para um mandato de 4 anos. Depois de nomeado, o reitor deverá encaminhar para o CONUNI seu plano de gestão para ser apreciado e acompanhado pelo Conselho Universitário.
Podem se candidatar ao cargo de reitor professores do quadro permanente e estável da UERR, servidores redistribuídos, que tenham, no mínimo, três anos de efetivo exercício na Instituição, que tenham o título de doutor, e o de mestre para vice-reitor, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).