A Reitora da UERR, Patrícia Macedo, explica que a proposta é oferecer ao acadêmico uma formação mais qualificada, possibilitando a produção de conhecimento, utilizando os programas de extensão para atingir este objetivo. “É na prática que vamos aprimorar as habilidades dos estudantes, refinando a sua vocação”, disse Patrícia.
É com a intenção de estimular a iniciação à docência que a Universidade Estadual realizou a seleção de 298 acadêmicos e 40 professores. A reitora ainda destacou que uma das políticas da instituição é o incentivo a projetos de iniciação científica para colaborar no fortalecimento das diversas áreas de pesquisa. “É missão das universidades promoverem não só o ensino, mas também a extensão e a pesquisa proporcionando condições para que elas ocorram”.
Na solenidade haverá a assinatura dos termos de compromisso referentes ao início das atividades dos alunos nos projetos apresentados. Os alunos e professores bolsistas dos cursos de Licenciatura em Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (Espanhol, Português e Inglês), Matemática, Química e Sociologia serão orientados por Professores Coordenadores.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é uma ação conjunta do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior – SESu, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com vistas a fomentar a iniciação à docência de estudantes das Instituições Públicas de Ensino Superior e preparar a formação de docentes em cursos de licenciatura plena, presencial, para atuar na Educação Básica pública.