A proposta do Mestrado em Educação foi recomendada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo previsão para lançamento de edital em janeiro de 2014, ofertando 12 vagas. O curso será realizado através da Universidade Estadual de Roraima em associação com o Instituto Federal de Roraima e convênio com a Universidade do Estado do Amazonas.
O curso proposto está organizado em uma área de concentração – Educação e Interculturalidade – e duas linhas de pesquisa: “Formação, Trabalho Docente e Currículo” e “Educação do Campo, Educação Indígena e Interculturalidade“.
O Programa de Pós-Graduação em Educação tem como objetivo: Pesquisar e compreender os processos, as políticas, os projetos da formação docente em sua interface com as múltiplas expressões no currículo escolar; Estudar o trabalho, a formação docente e o currículo na dimensão intercultural dos seus processos pedagógicos e sociais especialmente considerando diferentes contextos e populações da floresta, assentados, ribeirinhos e migrantes; Pesquisar os processos próprios da educação do campo e indígena na interseção com as questões da interculturalidade a partir da realidade que as constituem: as culturas educativas, os processos históricos, linguisticos, políticos, seus imaginários, sua ética e sua estética; Analisar as formas de expressão cultural em diferentes contextos históricos, suas configurações no currículo escolar do campo e indígena na constituição histórica das instituições educativas da Amazônia Setentrional.
Com pouco mais de sete anos a UERR já possui três programas de Pós-Graduação, em nível de mestrado, sendo o primeiro em Ensino de Ciências e, o quinto da região Norte. O Mestrado em Educação é o segundo recomendado pela CAPES no ano de 2013, o primeiro foi o Mestrado Acadêmico em Agroecologia que está em período de seleção.
Além disso, a UERR tem mantido parcerias com outras IES do país com o objetivo de qualificar seu corpo docente para aumentar a qualidade do ensino na graduação e pós-graduação, bem como, as pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento.