A solenidade de outorga de grau dos formandos do primeiro semestre 2013 da UERR ocorreu nos dia 22 e 29 de agosto, em Boa Vista e Rorainópolis, respectivamente. Os 276 estudantes receberam títulos de licenciatura e bacharelado em 29 cursos. Entre os novos profissionais, 104 alunos colaram grau na modalidade de segunda licenciatura através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor.
O programa garante que os professores obtenham a formação exigida pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício. Participam do Parfor professores em exercício na rede pública da educação básica há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial.Segundo a Secretária de Educação do Estado, Lenir Rodrigues, esse é um momento importante para a sociedade roraimense.
“São profissionais devidamente preparados para cumprir com as obrigações que o exercício da profissão traz. É importante principalmente pra educação básica do Estado, que ganha tantos profissionais formados através da segunda licenciatura”, afirmou a secretária. Evangelista Siqueira é um dos recém-formados através do PARFOR no curso de História, e foi o orador das turmas de Boa Vista com o discurso: “Juro, na presença de Deus e dos homens, de acordo com as leis do meu País, exercer a profissão, com ética, honestidade e manter elevado o relacionamento com a sociedade, a nação, os clientes e todos aqueles que necessitam dos meus serviços profissionais. Exercer sob o penhor da minha honra, com dignidade profissional as atribuições inerentes ao grau que ora me é conferido, visando ao engrandecimento da pátria e a maior compreensão entre os homens. Assim eu juro.”