16.08.13
A Universidade do Estado de Roraima abriu edital para vagas remanescentes do curso de Especialização Educação do Campo e suas Metodologias de Ensino, exclusivamente para indígenas graduados. As inscrições podem ser feitas de 19 a 21 de agosto de 2013.
As inscrições serão realizadas das 8h às 12h e das 14h às 18h, na secretaria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Rua Sete de Setembro, nº. 231, Canarinho, Boa Vista, RR. As aulas terão início em 26 de agosto de 2013.
Serão oferecidas 05 vagas, destinadas a professores e/ou profissionais que atuam na Educação do Campo: indígenas vinculados a assentamentos do INCRA ou reconhecidos por este no Estado de Roraima dos Territórios da Cidadania: Raposa Serra do Sol e São Marcos. Os candidatos aprovados para as vagas poderão realizar suas atividades de pesquisa e extensão em munícipio diferente de sua origem.
O curso de Especialização Educação do Campo e suas Metodologias de Ensino visa promover a formação profissional especializada para atuação na Educação do Campo. Tendo duração de 24 meses, as aulas serão ministradas em diferentes municípios do Estado de forma presencial e não presencial, conforme projeto pedagógico aprovado pelo CNPq.
A especialização destina-se a profissionais graduados, em cursos reconhecidos pelo MEC, pessoas pertencentes ao público beneficiário do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária/PRONERA ou que tenham prestado serviços de assessoria técnica ou outra forma de inserção em áreas de reforma agrária ou crédito fundiário.
A especialização é fruto de um projeto aprovado pela Universidade Estadual de Roraima no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e inclui a realização de projetos de pesquisa pelos participantes. Os recursos fazem parte do Programa de Ciência e Tecnologia para o Agronegócio do CNPq.
O projeto de pesquisa aprovado no CNPq tem como título ‘Educação do campo e suas metodologias: histórico, forma, condições e o seu desenvolvimento nos assentamentos de Roraima’. Um dos objetivos é diagnosticar os problemas, os processos pedagógicos, as condições de trabalho e os métodos da educação aplicada nestas áreas. Além disso, pretende-se desenvolver metodologias de ensino que atendam às demandas específicas dos professores das escolas do campo.
Os interessados podem esclarecer as dúvidas através do edital ou na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, via telefone 2121-0944 ou e-mail: propgp@uerr.edu.br.