06.06.13
O professor mestre Tiago Monteiro Condé, do curso de Engenharia Florestal da UERR, fez um levantamento fitossociológico de espécies da flora do município de Caracaraí. O resultado pode ser conferido em um artigo científico publicado na revista Acta Amazonica.
O trabalho foi realizado conjuntamente com o pesquisador doutor Helio Tonini, da Embrapa, e pode ser conferido AQUI.
A Amazônia do extremo norte, particularmente o sul do estado de Roraima, é considerada uma região bastante rica em biodiversidade e baixo conhecimento científico. Existe uma grande potencialidade de extração de plantas curativas para moléstias do corpo e da alma. Porém, devido ao grande empirismo do uso popular e ao número reduzido de trabalhos científicos que comprovem o efeito terapêutico destas plantas, essa biodiversidade permanece oculta, sem o devido reconhecimento e valor.
O estudo realizado pelos pesquisadores Tiago Monteiro Condé (UERR) e Helio Tonini (EMBRAPA) visa demonstrar essa rica composição de espécies da flora botânica encontrada em floresta sob o manejo florestal em Caracaraí.
“Este artigo é uma fonte segura sobre a composição de espécies da flora botânica do sul de Roraima. Estudos assim são vitais pelo fato destas florestas atualmente estarem sofrendo modificações estruturais, oriundas de desmatamentos, construções de vicinais ligadas a assentamentos de reforma agrária e extração de madeira sem critério”, afirma o professor Tiago.