Iniciativa da Faperr reconhece pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento de Roraima
Quatro professores da Universidade Estadual de Roraima (UERR) são finalistas do I Prêmio Roraimense de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr), do Governo de Roraima, integra a premiação nacional do Prêmio CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).
A premiação objetiva reconhecer e valorizar a excelência de pesquisadores e profissionais de comunicação que contribuem para o desenvolvimento do estado. Os docentes da UERR concorrem em duas categorias. Márcia Falcão (Geografia), Ivanise Rizzatti (Química) e André Augusto da Fonseca (História) estão na categoria “Pesquisador(a) Destaque”.
Janaine Voltolini (Serviço Social) integra a categoria “Pesquisadora Inovadora”. Os vencedores serão indicados para a etapa nacional do prêmio, que é destinado a professores e pesquisadores com título de Doutor, que possuem publicações relevantes. A data da cerimônia de premiação ainda será divulgada pela organização do evento.
Para a professora Márcia Falcão, do curso de Geografia, ser finalista do prêmio é maravilhoso. “Podemos ver o reconhecimento das pesquisas que nós pesquisadores/docentes desenvolvemos, em especial aqui em Roraima”. Ivanise Rizzatti, do curso de Química, destaca: “como mulher e pesquisadora, estou muito feliz por estar entre os finalistas. Esse prêmio é o reconhecimento e valorização do nosso trabalho e nossa contribuição para o desenvolvimento da ciência em Roraima”.
Docente do curso de História, André Augusto da Fonseca comenta: “acredito que o prêmio é um reconhecimento ao esforço de homens e mulheres das universidades públicas que produzem e divulgam conhecimento em Roraima”. A professora do curso de Serviço Social, Janaine Voltolini comemora a indicação. “Esse reconhecimento valoriza nosso trabalho e reforça nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento científico”.