Cerimônia festiva marca conclusão de curso para 64 alunos dos campi Boa Vista e Rorainópolis
Nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18), a Universidade Estadual de Roraima (UERR) realiza a cerimônia de Colação de Grau (na modalidade social) do semestre 2024.2 para 64 alunos de nove cursos de graduação dos campi Boa Vista e Rorainópolis. As turmas foram divididas em quatro grupos. Cada grupo participará da solenidade em dia e horário distintos. Todas as sessões serão realizadas no Auditório Professor Amarildo Nogueira Batista, no Campus Maria Magalhães Nobre.
Na terça, às 19 horas, colarão grau os alunos de Medicina. Logo em seguida, às 20h30, será a vez das turmas de Ciências Biológicas, Enfermagem e Serviço Social. No dia seguinte, quarta, às 19 horas, ocorrerá a cerimônia dos alunos de Direito. Logo após, às 20h30, participarão da solenidade os alunos dos cursos de História, Agronomia, Administração, Educação Física e Letras (UAB). Os eventos vão reunir a comunidade acadêmica, autoridades, amigos e familiares dos graduandos.
Nove alunos em Rorainópolis e três em Boa Vista optaram apenas pela colação de grau na modalidade administrativa, ou seja, escolheram não participar da cerimônia festiva, na qual é obrigatório o uso das vestes talares. Neste ano, a UERR começou a implementar a resolução que alterou a forma como a cerimônia de colação de grau era promovida. Desde o primeiro semestre, a instituição oferta três opções para os acadêmicos: administrativa, social e especial.
Ambas modalidades devem ser solicitadas pelo Sistema Acadêmico, conforme calendário previamente divulgado. A colação de grau “administrativa” é obrigatória em todos os casos; dispensa o formando da assinatura de Ata. Ao escolher a categoria “social”, o/a aluno/a expressa sua vontade de participar do evento festivo, seguindo os ritos tradicionais. Já a colação especial é concedida após pedido com justificativa ao Departamento de Registro Acadêmico; acontece apenas em casos excepcionais.