O Prof. Dr. Luis Geraldes Primeiro, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima (UERR), recebeu prêmio durante o evento “I Congresso Nacional de Pesquisas sobre a Amazônia (I CNPA/INPA)”, ocorrido em Manaus, no Amazonas. Sua pesquisa intitulada “Modelagem preditiva dos efeitos das mudanças climáticas sobre a distribuição de Notodiaptomus (Crustacea: Copepoda)” foi eleita o “melhor trabalho científico na categoria profissional”.
“Os copépodes são marcadores naturais da qualidade dos ecossistemas aquáticos e da biodiversidade em níveis tróficos deles dependentes. Os resultados alcançados nesta pesquisa evidenciam que o gradual dessecamento dos ecossistemas em Roraima e restante da Amazônia promoverá uma contração populacional pronunciada e distribuição restrita destes organismos às áreas de maior pluviosidade”, explica o docente da UERR.
“Os efeitos das mudanças climáticas derivados da exploração predatória dos recursos naturais serão impactantes ao grupo biológico Neotropical em uma perspectiva moderada até 2040. Infelizmente, nesse ritmo, nossos modelos preditivos indicam o desaparecimento completo desses ambientes entre 2061 e 2100. Os resultados completos deste estudo estão em revisão e em breve disponível publicamente”, completa.
O I Congresso Nacional de Pesquisas sobre a Amazônia representou um alinhamento científico nacional às necessidades de respostas imediatas à emergência climática e o futuro da região. O evento é uma iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma fundação do Ministério da Educação (MEC).