A honraria é a maior homenagem concedida pelas instituições de ensino superior no Brasil
Nesta sexta-feira, 25, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizou a cerimônia de entrega do título Doutor Honoris Causa ao professor doutor e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Reinaldo Imbrozio Barbosa, de 64 anos. O evento ocorreu no Auditório da Reitoria e reuniu a comunidade acadêmica e convidados como o reitor da Universidade Federal de Roraima, Geraldo Ticianelli.
Imbrozio recebeu a homenagem por sua notável trajetória e inestimável contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico de Roraima. É o primeiro professor da comunidade externa que recebe está honraria pela UERR. O título Honoris Causa foi concedido pelo Conselho Universitário, órgão máximo da UERR. O evento faz parte da programação da 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.
Imbrozio se emocionou bastante ao relembrar sua trajetória e ao agradecer amigos, familiares e colegas. “Essa homenagem é um reconhecimento à minha biografia. E a minha biografia não se faz solitariamente, se faz com a biografia de todos os colegas”, enfatizou. O pesquisador tem 36 anos de atuação somente no INPA, com grande contribuição para o avanço da Ciência na Amazônia.
O reitor da UERR, Prof. Dr. Claudio Travassos Delicato, destacou o legado de Reinaldo Imbrozio para o desenvolvimento de Roraima. “Você é uma referência para quem faz Ciência no nosso estado. Em particular, para os nossos 192 professores, que ainda vão produzir muitas pesquisas”, frisou. Imbrozio tem no currículo 125 artigos completos publicados em periódicos, 10 livros ou capítulos de livros publicados ou organizados.
Nesta sexta, Imbrozio participou ainda do lançamento do livro “Cannabis no Vale do Rio Branco: rotas e difusão histórica no norte da Amazônia”, do qual é um dos autores. A obra está disponível gratuitamente no site da UERR Edições (https://edicoes.uerr.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/109).
Reinaldo Imbrozio é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Biologia Tropical (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). É pesquisador titular do INPA, professor do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFRR (Doutorado/Mestrado) e professor colaborador nos cursos de pós-graduação em Ecologia e Ciências Florestais do INPA (Doutorado/Mestrado). Membro da Academia Roraimense de Ciências.