Para estimular a participação das comunidades acadêmica e geral no processo de sua gestão, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) disponibiliza um canal de contato para o recebimento de demandas dos alunos, professores, servidores e dos cidadãos que utilizam os serviços da instituição.
Esse canal é a Ouvidoria Geral, um instrumento de transparência passiva, responsável por prestar informações públicas conforme as demandas recebidas. “A ouvidoria capta informações, realiza a devida apuração e as direciona ao setor apropriado para dar prosseguimento à questão”, explica Raquel Alves, ouvidora interina da UERR.
Trata-se do setor da UERR que busca facilitar a resolução de impasses por meio da conciliação, sem possuir caráter formal administrativo, executivo, judicativo ou deliberativo. A Ouvidoria Geral pode ser acionada pelo site uerr.edu.br/ouvidoria, por meio do contato identificado ou anônimo.
Ao acessar a página da ouvidoria no site da UERR, o internauta deve primeiramente selecionar o tipo de demanda (se elogio, reclamação ou sugestão), em seguida, preencher o cadastro pessoal (no caso de demanda identificada) e digitar no “campo de mensagem” o texto que deseja enviar.
Raquel menciona ainda outra forma de contato com a Ouvidoria Geral da UERR, o portal do Governo Federal: Fala.BR, uma plataforma integrada de ouvidorias do Brasil todo. No link https://falabr.cgu.gov.br/web/home?modoOuvidoria=1&ouvidoriaInterna=false, é possível fazer uma reclamação, solicitação, denúncia, elogio ou sugestão para a Universidade Estadual de Roraima. Basta selecionar o destinatário.