Artigo científico escrito pelas representantes de Roraima foi eleito o melhor em categoria com 16 concorrentes
A acadêmica da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Júlia Costa Sousa, do curso de Enfermagem, conquistou o primeiro lugar em uma premiação da programação científica do 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), maior evento anual dessa área da saúde na América Latina.
A aluna concorreu no Eixo 1 (Assistência, Gestão, Ensino e Pesquisa em Enfermagem) com o artigo científico “Rastreando o cuidado paliativo na atenção primária à saúde sob a percepção de enfermeiros”, sob orientação da Profa. Dra. Cleiry Simone Moreira.
Para Júlia, a vitória tem um enorme peso e significância. “Principalmente por ter sido a minha primeira vez no maior evento da Enfermagem da América Latina. Essa conquista serve de muito estímulo para nós, pesquisadores em treinamento, ao ver que nosso trabalho pode trazer muitos frutos”, comemora.
A pesquisa da aluna e da docente da UERR concorreu com trabalhos de estudantes e profissionais de todo o Brasil, sendo 16 selecionados para apresentação no evento. “Foi um processo árduo, pois, como a própria comissão científica ressaltou, é um ‘processo de concurso público’, destaca. Júlia e a professora Cleiry vão dividir o prêmio de R$ 7.500.
O 26º CBCENF foi realizado no Centro de Convenções do Estado de Pernambuco entre os dias 16 e 19 de setembro, promovido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. “Esse prêmio mostra que somos capazes de contribuir com a produção científica nacional, e reitera a Enfermagem como ciência. Agradeço à orientação da professora Cleiry e ao corpo docente do curso de Enfermagem da UERR pelo incentivo à pesquisa”, frisa Júlia.
Além da premiação científica, o evento contou com vasta programação que buscou discutir os desafios éticos, econômicos, tecnológicos e perspectivas futuras da ciência do cuidado em nível global. No total, teve 19 mil participantes inscritos para comparecer presencialmente a Recife.
Mais de 20 mil pessoas fizeram inscrição para acompanhar a transmissão ao vivo da programação pela internet. O 26º CBCENF recebeu representantes de Angola, Argentina, Paraguai, Portugal, Chile, Brunei, Cuba, Cabo Verde, Colômbia, Espanha, Benin, Guiné Bissau, São Tomé e Principe, Áustria, Canadá, Perú, Uruguai, Gana, México, Argélia, África do Sul e Camarões.