A partir do mês de setembro, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) levará para as comunidades indígenas de Boa Vista o projeto de extensão “Arqueria Tradicional na Etnoregião no Baixo São Marcos”. A iniciativa tem financiamento do Ministério dos Povos Indígenas, com coordenação dos professores Ricardo Luiz Ramos e Francilene da Silva Duarte.
A proposta é fortalecer a prática do tiro com arco como esporte nas comunidades indígenas. O docente da UERR estima que o projeto beneficiará 800 pessoas, entre estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, adultos e idosos de 12 comunidades indígenas: Campo Alegre, Vista Alegre, Darôra, Milho, Lago Grande, Aagan, Bom Jesus, Reino de Deus, São Marcos, Ilha, Vista Nova, Mauxi e Três Irmãos.
As atividades serão realizadas no malocão e campos abertos de futebol da Comunidade Vista Nova. “A ideia é promover a prática permanente e constante desse esporte junto aos alunos das escolas municipais e estaduais da etnoregião do Baixo São Marcos. Buscando, com isso, incentivar a participação de arqueiros indígenas roraimenses em competições locais, nacionais e internacionais”, explica Ramos.
A finalização do cronograma de ações deverá ocorrer no dia cinco de dezembro, quando será realizado uma grande festa no pátio da Escola Estadual Indígena Davi de Souza, na comunidade Vista Nova. Na ocasião será feita uma cerimônia de premiação para os participantes do projeto que obtiverem as melhores pontuações na seletiva final do tiro com arco nesse dia.