A professora Juliane Marques, dos cursos de Ciências Biológicas e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Roraima (UERR), foi convidada para escrever um dos capítulos do livro Brazilian Paleofloras. O material da docente da UERR foi intitulado “Reproductive Paleoecology of the Glossopterias Flora in the Paraná Basin”.
A obra é uma coletânea produzida por pesquisadores em paleobotânica no Brasil. “Isso representa um esforço coletivo para promover a pesquisa em paleobotânica no país”, destaca Juliane. Está disponível para acesso gratuito através da plataforma SpringerLink. É necessário um registro institucional na plataforma para acesso, mas o conteúdo é livre para download.
O trabalho da docente da UERR aborda a paleoecologia reprodutiva da flora Glossopteris, explorando como as condições ambientais do passado influenciaram a reprodução e a sobrevivência de plantas dessa era no sistema biótico da Bacia do Paraná. “Retrata o estado da arte, ou seja, todo o conhecimento acumulado sobre as estruturas reprodutivas da Glossopteris no Brasil”, detalha.
As Glossopteris correspondem a um grupo de plantas que dominou a paisagem da América do Sul há mais de 250 milhões de anos. “É gratificante ver que as nossas investigações contribuem para um entendimento mais amplo da flora do Brasil e sua evolução, além de inspirar outras pesquisas que possam surgir no futuro”, comemora Juliane. “A paleobotânica, como ciência básica, descritiva do mundo natural é peça chave para a compreensão do planeta Terra como um sistema complexo e interconectado”, completa.
A pesquisadora ressalta que estudos nessa área de conhecimento nos ajudam a compreender quais rumos nosso planeta seguirá diante das mudanças severas que estamos imprimindo ao ambiente natural atualmente. O livro é organizado por um renomado pesquisador na área de paleobotânica, Prof. Dr Roberto Iannuzzi, da UFRGS, cuja expertise trouxe diversas abordagens sobre a flora brasileira ao longo das eras em associação com dois pesquisadores alemães: Dr. Ronny Rößler e Dr. Lutz Kunzmann, responsáveis por essa ponte com a editora internacional.
De acordo com a professora da UERR, esse livro é hoje o mais completo registro do conhecimento paleobotânico brasileiro, sendo fundamental para o desenvolvimento global da área, visto que a paleobotânica se nutre das pesquisas realizadas mundialmente. O tema colabora para compreensão da dinâmica da biota do planeta e subsidia nossa compreensão em temas relevantes como as mudanças climáticas.